segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Quase lá...

A super-terça pode praticamente definir o candidato republicano. Depois de ter sua candidatura endossada por dois nomes fortes do partido (Schwarzenegger e Giuliani – o até então candidato favorito deste que vos escreve), o senador John McCain pode praticamente garantir a nomeação republicana pelo sistema de votos das primárias de alguns estados: Winner takes all.

Esse sistema confere para o vencedor da primária estadual todos os votos em disputa, independente da votação dos candidatos. E esse sistema é o utilizado em estados grandes, como Nova York, onde McCain leva ampla vantagem sobre Mitt Romney.

De candidatura dada como morta, a de Mc Cain renasceu das cinzas muito graças aos seus adversários. A estratégia equivocada do favorito Rudolph Giuliani, a divisão do voto conservador entre Mike Huckabee, Fred Thompson e Mitt Romney, além da inexpressividade do libertário Ron Paul, levou o herói de guerra a ser o provável candidato do GOP. Outro fato favorável ao senador do Arizona foi seu apoio a estratégia de Bush no Iraque, mesmo quando as forças americanas pareciam derrotadas. Agora que a Guerra no Iraque parece estar no caminho certo, com numero decrescente de baixas e de violência, Mc Cain colhe os frutos de não ter embarcado na jangada politicamente correta. Resta saber se os mais conservadores ficarão com o senador, ou irão preferir Obama, ou muito pior... o retorno dos Clintons para a Casa Branca. E dessa vez, nem me refiro à metade moderada do casal...

Nenhum comentário: